sexta-feira, 3 de maio de 2013

Bolo tigre

    Um bolo surpreendentemente delicioso para fazer com calma.



   Ingredientes
  240 ml de óleo
  250 gr. de açúcar
  100 ml de leite meio-gordo
  4 ovos médios
  5 ou 6 gotas de essência de baunilha
  300 gr. de farinha com fermento
  1 colher de chá de fermento em pó
  25 gr. de chocolate em pó (na receita original é indicado cacau em pó)
  1 laranja

  Preparação:
 Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de abrir com manteiga e polvilhe com farinha.
 Misture bem numa taça o óleo, o açúcar, o leite, os ovos e a essência de baunilha. Não é recomendado o uso de máquinas elétricas para não criar demasiadas bolhas de ar.
 Ponha 400 ml (ou 400 gr.) da massa noutra taça. 
 Acrescente 175 gr. de farinha à misture de uma das taças, juntamente com 1/2 colher de chá de fermento. Misture bem. Esta é a mistura de baunilha.
 Junte 125 gr. de farinha com 1/2 colher de chá de fermento à massa da outra taça, juntamente com o chocolate ou o cacau. Adicione a raspa da laranja e misture bem. Esta é a mistura de chocolate ou de cacau.
 Ponha uma colher de sopa da mistura de baunilha no centro da forma.

  De seguida, usando outra colher de sopa, deite por cima uma colher de sopa da mistura de chocolate. Continue, alternando as duas misturas até usar toda a massa. Cada vez que coloca uma colher de massa, ela vai-se espalhando. No final, deve ter atingido as paredes laterais da forma. 




       Leve ao forno durante cerca de 35 minutos. Verifique se o bolo está cozido, fazendo o teste do palito no centro do bolo. Deixe arrefecer um pouco e retire o aro lateral da forma.





Sugestão: se preferir riscas mais largas, ponha duas ou três colheres da mesma mistura de seguida e depois ponha mais duas ou três da outra, alternadamente.     


Receita de Lorraine Pascale: Fast, Fresh and Easy Food 

Sem comentários:

Enviar um comentário